Desmascarando o livro de Jó, sob as lentes da Graça- P.III


Ela já vinha se sentindo amarga, chateada em relação a inúmeros círculos ainda abertos, não resolvidos em sua vida. Casada, mãe de adolescentes, trabalhadora liberal entre uma tarefa de casa e outra, percebia que os estudos bíblicos junto ao grupo de oração com as irmãs ao invés de sanar suas dores internas, só a levava a perguntar: "Quando minha vida vai melhorar?"...


Neste post você vai ver que , não ficou parado ouvindo seus supostos "amigos" discursarem meias verdades em relação a ele, á sua vida em particular. O nosso protagonista, se posicionou, mas não de forma sábia ainda. Você vai compreender a importância de ser confrontado ainda que doa e saber que confrontar a dor com o conhecimento da Graça tornará a vida mais leve.



Se justificar nem sempre é o caminho...



Quando havia alguma dúvida ou discussão , eu sempre tinha a última palavra, pois todos aceitavam minhas opiniões. (Jó 29.22)

No livro de Jó dos capítulos 29 ao 31, vemos Jó desafiando todos os argumentos feitos pelos seus amigos. Segundo estudiosos da bíblia sagrada, nosso personagem se valorizou tanto que foram cerca de 40 vezes sobre ele mesmo e 5 vezes sobre Deus. O homem estava cheio de justiça própria, e quantos de nós estamos assim também?


O ser humano quer se justificar a qualquer custo. Quer ter razão, não importando o tipo dos acontecimentos. Do que vale nos justificar? Enquanto o homem não compreende o quanto é amado pelo Pai Celestial, viverá se justificando e querendo ter razão em tudo que faz, ou pensa , seja certo ou errado. O profeta Isaías no capitulo 64 do seu livro, nos alerta e esclarece que nossas boas ações - justiça própria não passam de trapos imundos.


Minhas canções alegres se transformaram em cantos fúnebres, minha música feliz em canto de dor e pranto. (Jó 30.31)

Jó se tornou amargo e triste. Humanamente falando, não era para menos, a dor e sofrimento que ele estava passando dava-lhe o "direito" de falar da forma que quisesse. Os sermões de Experiência, Tradição, e de Lei que ele recebeu de seus "amigos", cooperava para que ele agisse dessa forma. Porém agir assim, colocando a culpa em Deus não melhoria as coisas para o seu lado.



Se a dor não for confrontada...



Se a dor não for confrontada, ela pode roubar toda a alegria da vida. Esse não é o desejo de Deus. (citação de Ramon Presson)

Segundo o autor, " a dor que já foi processada produz alimento para a alma. A maioria de nós precisa de ajuda para processar a mágoa. Afundamo-nos no sofrimento e a vida fica improdutiva." Jó foi confrontado injustamente, seus supostos amigos não sabiam do que falavam. De certa forma, os argumentos insanos o levou a refletir, mesmo que para se justificar, foi algo que o tirou da inercia.


O problema de Jó não era Deus, mas o diabo. É assim nos dias de hoje também. Como está escrito no evangelho de São João cap. 19.1,6 - culparam a Jesus Cristo inocentemente e nós preferimos nos justificar, por a culpa em Deus ou em terceiros. Jesus Cristo nossa Graça Maravilhosa, nosso Favor Imerecido disse: "... No mundo vocês terão muitos sofrimentos e tristezas; mas, tenham bom ânimo, porque eu venci o mundo". (Jo 16.33)



***** Aprendemos hoje que:


1° - se justificar não vale a pena;


2° - e se a dor não for confrontada de alguma forma, não encontraremos entusiasmo para prosseguir na vida;


3° - enquanto estivermos vivos aqui neste mundo, passaremos por sofrimentos e tristezas, mas temos Cristo que é por nós e um bom ânimo pra viver vai fazer toda a diferença.




Gostou do post? Curte, Comente, e compartilhe com amigos. Leia os 2 posts anteriores para fazer melhor sentido para você.


Se interaja comigo em uma das minhas redes sociais. Aproveite também e adquira um dos meus livros clicando nos links abaixo:


***** Semeie no meu ministério:

pix: pastoraelianamattos@gmail.com


Adquira meu Livro: "Graça Uma Conexão com o Amor" https://loja.uiclap.com/titulo/ua9886/



E-book: "O Segredo Para Viver Uma Vida de Sucesso":

https://go.hotmart.com/A70782236O


Promoção do Ainda dá tempo! $27 reais

https://pay.hotmart.com/A70782236O?off=qimsnlq3



instagram: https://www.instagram.com/elianamattos7/


página no facebook: https://www.facebook.com/aeradagraca


telegram: https://t.me/elianamattos


Canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCgcV-1wBnGYkL6aYXL_HAxQ/videos?view=57


linkedin: https://www.linkedin.com/in/eliana-matos-dos-santos-48147612a/


Blog - A Era Da Graça:https://www.aeradagraca.com/


Convite para o Blog: http://wix.to/DkDoCGY

.

.

.

.

.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo