Desmascarando o livro de Jó sob as lentes da Graça - P. II


Em um sábado á noite, eu reuni cerca de umas vinte pessoas que eu sempre as considerei ao longo de minha vida "grandes amigos". Eu tinha uma ótima notícia para compartilhar com todos eles e no decorrer daquele momento enquanto ríamos e degustávamos de uma deliciosa sobremesa - torta de morangos com castanhas de cajú trituradas, pedi á atenção de todos e comecei a dar a minha boa notícia:


- Disse que estava indo muito bem com os meus negócios e praticamente em toda as áreas da minha vida, que eu estava progredindo financeiramente e com mais dois projetos em vista de valores rentáveis. Um silêncio ensurdecedor tomou conta do local e eu pude ver nos rostos e olhos as respostas de contentamento e negatividade. Quem se emocionou e quem ficou incomodado com o meu sucesso?...


Neste post de hoje você vai aprender a distinguir quem são os seus verdadeiros amigos. Vou destacar os três amigos de , que pareciam ser amigos mas na verdade não.



Primeiro - Elifaz, amigo do bem ou amigo da onça?



Três amigos de Jó ouviram sobre todos os males que o haviam atingido e planejaram fazer-lhe uma visita, para dar um pouco de consolo e ânimo. Os nomes desses três amigos eram Elifaz, da cidade de Temã, Bildade, da cidade de Suá, e Zofar, da cidade de Naamate. (Jó 2.11)

Se você parar para pensar, vai perceber que tem centenas de conhecidos, mas bem poucos amigos. Segundo relato bíblico, no tempo de calamidade de Jó esses três amigos assim que chegaram ao local onde Jó estava ficaram consternados com o sofrimento do amigo, mas logo em seguida não resistiram ao silêncio e começaram a mostrar de fato quem realmente eram começando por Elifaz:


Na minha opinião, os que cultivam o mal e semeiam maldade, esses é que colhem, como castigo de Deus, a maldade que fizeram. (Jó 4.8)

Perceba, que Elifaz usou o senso comum, a Experiência de vida para repreender a Jó. Os conselhos de Elifaz eram agressivos, sem compaixão. Elifaz foi precipitado nas palavras. Falou por Experiência de vida, sem pensar e sem medir as palavras. Falou sem Sabedoria Divina. E quantas vezes não agimos assim também com os nossos amigos, conhecidos que estão sofrendo algum tipo de adversidade em suas vidas. Os julgamos.



Segundo amigo - Bildade, o tradicional ou anti-pático?


Assim acontece com todo aquele que se esquece de Deus; assim a esperança do ímpio desaparece. (Jó 8.13)

Bildade ao invés de ser compreensivo e empático levou pelo lado pessoal. Jó em seu momento de dor, desespero, agonia... não conseguia aceitar os conselhos de seus "amigos consoladores" e Bildade lhe trazia argumentos tradicionais , falava também sem juízo. Chegou ao ponto de chamá-lo de ímpio e em outras traduções bíblicas ele chama de hipócrita.


Você tem amigos assim? Satanás estava falando pela boca deles. Palavras ditas equivocadamente. Discursos tradicionais não alivia e nem tira o sofrimento de alguém.



Terceiro amigo - Zofar - usou de legalidade


Por acaso você conhece os mistérios de Deus? É capaz de compreender o todo poderoso na sua pureza e perfeição? os pecadores rebeldes, por outro lado, se cansarão à procura de refúgio, mas não acharão lugar para onde fugir; para eles, a única esperança, o único consolo, será a morte. (Jó 11.7 e 20)

Este amigo trata Jó como se fosse um ímpio. Dizia palavras de verdade, porém era um Legalista, pois essas palavras não eram para serem aplicadas a Jó. A maravilha de se viver hoje no século XXI é saber que Deus nos amou tanto que entregou Jesus Cristo para morrer, se enfermar por nós, para perdoar nossos pecados de uma vez por todas. Esta é a nossa Graça, nosso Favor Imerecido. Jó só foi saber disso lá frente, depois de padecer horrores e ouvir tamanhas acusações a seu respeito.


Toda a escritura é inspirada por Deus, mas nem toda ela é aplicada a você. (pr. Joseph Prince)

O legalista é rápido em dizer a pessoa que está sofrendo ou padecendo algum tipo de necessidade ou adversidade:


- Sua vida está assim porque há pecado em seu viver... Agem como se fossem juízes na vida das pessoas. Zofar usou de palavras mais duras de todas as pronunciadas pelos os outros dois amigos.


Concluo este post usando uma frase de um grande filósofo e pensador: "Amigos são poucos e escassos ao longo da vida" Leandro Karnal


***** O que aprendemos hoje: Quem era de fato os três de amigos de Jó? Experientes, Tradicionais e Legalistas. Que Deus na sua infinita Graça nos livre dessas prerrogativas, porque infelizmente todo ser humano está propenso a ter ou ser assim se esquecendo que existe um Deus que é Pai e que juntamente com Jesus Cristo ama muito você.

No próximo post você vai descobrir qual foi a reação de Jó em relação as conversas de seus amigos.

***** Gostou do post? Comente e compartilha com mais pessoas. Me siga em uma das minhas redes sociais clicando no link abaixo e adquira meus livros:


***** Semeie no meu ministério:

pix: pastoraelianamattos@gmail.com


Adquira meu Livro: "Graça Uma Conexão com o Amor" https://loja.uiclap.com/titulo/ua9886/



E-book: "O Segredo Para Viver Uma Vida de Sucesso":

https://go.hotmart.com/A70782236O


Promoção do Ainda dá tempo! $27,00 reais- clica neste link aqui abaixo:


https://pay.hotmart.com/A70782236O?off=qimsnlq3


página no facebook: https://www.facebook.com/aeradagraca


instagram: https://www.instagram.com/elianamattos7/


telegram: https://t.me/elianamattos


linkedin: https://www.linkedin.com/in/eliana-matos-dos-santos-48147612a/

.

.

.

.

.





18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo