Como se manter motivado?

Responda para você mesmo: Você é uma pessoa que todos os dias está motivado para fazer suas coisas cotidianas? como por exemplo, acordar bem disposto logo pela manhã, ir trabalhar, seja fora ou de casa? Você é motivado a todos os dias fazer a vida acontecer?


Há quem diga que as pessoas motivadas, transformam a vida dando um sentido, um propósito ou uma direção a ela. E como fazer isso? Pois nem sempre estamos tão motivados assim. Neste post você vai aprender e ter um pouco de noção de como se manter motivado no seu dia-a dia. Nós seres humanos temos um órgão em nosso corpo que é capaz de fazer coisas fantásticas. Ele é capaz de fazer grandes programações e mudanças que podem nos ajudar a vencer os obstáculos que poderão surgir em nossas vidas. E você já sabe que órgão é esse? Se você disse que é o cérebro, você acertou!





"Eu falei tudo isso para que tenham paz em mim. No mundo vocês terão muitos sofrimentos e tristezas; mas, tenham bom ânimo, porque eu venci o mundo". (Jo 16.33)

Jesus Cristo nosso Salvador não mentiu para nós. Ele não disse que viver crendo Nele nos isentaria dos sofrimentos e das tristezas que a vida ou digamos o mundo nos traz, porém mostrou para nós uma solução, a de termos bom ânimo. A palavra "ânimo é uma condição emocional do ser humano, relacionada ao seu “estado de espírito”, humor e temperamento. Diferentemente de outros estados emocionais, o ânimo costuma ser um sentimento mais prolongado". E só conseguimos gerar bom ânimo apegados ao que o mestre nos orientou nas sagradas escrituras. Uma vez animados seremos também motivados a fazer coisas que desejamos muito fazer.


É possível estar animado, mas não motivado?



Sim é possível, pois você pode ter conseguido gerar um bom ânimo no seu interior, mas não está motivado a fazer tal coisa, ... "A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação". Faz-se necessário saber quem é você interiormente, o que se passa com você lá dentro no íntimo e no seu profundo, e o que motiva você a fazer tal coisa. A verdade é que se a pessoa não for motivada e se não tiver um sentido ou um certo prazer naquela ação, ela não vai fazer e se fizer por obrigação, ou por insistência de terceiros, não será plena no que faz. As coisas que nos motiva a fazer, tendem a trazer uma recompensa para nós.


Conheça quem você é e a sua motivação...




A psicologia aponta dois tipos de motivação: Extrínseca e Intrínseca. A motivação Extrínseca é aquela que faz com que a pessoa dependa de recompensas e fatores externos para se sentir motivada, um exemplo: fazer algo para receber uma quantidade "grande" de dinheiro...

A motivação Intrínseca é formada no interior de cada pessoa. São aquelas coisas que amamos fazer, mesmo sem recompensas. Só de realizarmos aquela tarefa já ficamos felizes. Um exemplo: Ao acordar, se você arrumar a sua cama, um comando será dado ao seu cérebro e uma sensação de alegria e dever cumprido vai inundar seu corpo e te conduzir as demais tarefas com motivação.


Logo... O que nos mantém motivados é ....


fazer coisas que nos motiva intrinsecamente. O que você gosta de fazer faça. Gosta de viajar? se organize e viaje, gosta de fazer cursos? se inscreva e faça seu curso, seja ele qual for. Faça coisas que você gosta, mesmo sabendo que não será "recompensado", mas vai te fazer bem.

Gostamos e precisamos do dinheiro, mas não permita que o seu foco nele roube a sua motivação intrínseca, ao ponto de você deixar de fazer aquilo que você ama fazer. Não estou querendo dizer que o dinheiro não é bom, pelo contrário: "o dinheiro a tudo atende e resolve" diz o livro sagrado e precisamos sim nos empenhar para adquirí-lo. O que quero ressaltar é que: "O dinheiro é uma recompensa motivadora, ativa e causa dependência e modificações no cérebro, levando a pessoa a perder a saúde, a família, os amigos,... Em muitos é irreversível, não tem mais como reconstituir.


O que aprendemos hoje, 3 princípios importantes:


1° Se produzirmos bom ânimo, olhando para o Salvador Jesus Cristo, seremos também motivados para realizar as tarefas do dia-a-dia.

2° Podemos nos mantemos motivados de duas formas: Intrinsecamente e Extrinsecamente.

3° Dar uma atenção devida, se não estamos com um foco assíduo naquilo que me dá recompensa, fazendo com que percamos nossa motivação Intrínseca.


***** Gostou do post? Curte, seja um membro do Blog e me siga nas redes sociais:


@elianamattos7 - instagram


https://bit.ly/35WUJCS - página Facebook

https://t.me/joinchat/RGrEkh2IIRr8nTg8b5MKww - Telegram


Adquira meu livro: "Graça, Uma Conexão Com o Amor"

https://loja.uiclap.com/titulo/ua9886/- livro Graça uma conexão com o amor.







30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo