COMO SABER A DIFERENÇA ENTRE COMPAIXÃO E DÓ?




A etimologia da palavra Compaixão segundo pesquisa, "ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro. Não aprovando suas razões, sejam elas boas ou más. Já a é um sentimento misturado com a tristeza, pena, repugnância por você mesmo ou por alguém".





Logo... tenho compaixão ou tenho dó?


São dois sentimentos totalmente diferentes. Um age e outro estagna. A Compaixão é um sentimento eloquente, te leva a tomar uma decisão rápida, impensável. Quando você percebe, já fez. A Dó, você para, olha sente pena, fica triste mas não consegue dar um passo, não faz nada.


Para mim um dos maiores exemplos de compaixão foi o de Deus pela humanidade, que estava entregue ao inferno, podre de pecados e falhas, condenada a passar a eternidade e a vida sem desfrute, sem reinar em vida... Ele amou de uma forma tão louca, impensável (compaixão) que entregou seu único filho Jesus Cristo para morrer por ela. (João 3.16)



Um exemplo, uma história fictícia




Em um aeroporto de uma cidade metropolitana, se encontrava um casal rico e feliz aguardando o voo de seu destino ser chamado. Ele um leitor culto e mui sábio lia um exemplar cristão. Ela linda junto dele observava o movimento e tudo a sua volta. Derrepente seu olhar se deparou com uma mulher estrangeira sentada com duas crianças mendigando.

Ela disse para o esposo:

- Olha a situação dela, veja como ela se encontra?

- O marido com muita calma disse:

- O que você quer fazer?

- Ela respondeu: Não sei, é estranho né?

- Ele voltou para a leitura e disse:

- Se não sabes o que fazer, pelo o menos faça uma oração por ela.


Compreendendo a história ...


A esposa teve teve um sentimento de Dó, de pena, travou diante da situação, nada conseguia fazer pela estrangeira. Talvez conseguiu fazer uma oração no seu íntimo por ela. O marido por sua vez estava lhe mostrando qual é a diferença entre Dó e Compaixão. Lembre-se que a compaixão vai te levar a fazer alguma rapidamente, sem pensar duas vezes para com aquele que está precisando de ajuda.




Compaixão também é usar de misericórdia ...


"... disse pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira". ( Lc 10.37)

Ao sermos revestidos de Compaixão, automaticamente nos tornamos misericordiosos e agimos, fazemos o bem sem questionar as práticas do próximo, simplesmente somos movidos por um sentimento que nos tira da inercia, da ignorância ...


Porém não fiquemos preocupados, pois a Compaixão é um sentimento que vai sendo destilado em nossos corações, na medida que nos rendemos, cremos e confessemos Jesus Cristo como nosso único e suficiente Salvador. Agora mesmo onde você está se renda a esta Graça, ao Favor Imerecido do Pai Celestial por você.

.

.

Quer adquirir meu livro "Graça, Uma Conexão Com O Amor"? É só me chamar.


.

.


22 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo